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Divulgação da ciência e literacia psicológica

Código: 9786589092629

Resenha:

"O nosso mundo é constituído de pessoas com quem nos relacionamos. Nossos relacionamentos de­ nem como vivemos e, em nossos modos particulares de viver, como e com que gastamos tempo e energia. Essas relações nos trazem as mais maravilhosas experiências, mas também são as nossas maiores fontes de sofrimento. Como repensar o comportamento humano é um convite para aprender novas formas de olhar para tudo isso. Com este livro, você aprenderá uma nova maneira de pensar nossos contextos: os modos de compartilhar e trocar diversos recursos (materiais e simbólicos), bem como as estratégias que constroem as relações humanas.

A obra reúne 31 habilidades de observação contextual com exemplos detalhados e dicas, além de aprofundamentos em cinco contextos principais, de­ nidores de nossas experiências: social, econômico, de oportunidades, histórico e cultural. O livro traz ainda uma proposta inovadora para análise de linguagem e pensamentos que nos leva, de modo instigante, a considerar as dimensões contextuais desses comportamentos"

Sumário

Prévia Prefácio
A chegada deste livro não poderia ocorrer em melhor hora. Ainda que a necessária discussão sobre a literacia científica seja um tema tradicional, com pesquisa científica multi e transdisciplinar, o assunto se tornou agudo em razão da pandemia da Covid-19. Minha esperança é que se torne um tema crônico, conversado e debatido anteriormente à entrada no ensino superior, abordado sistematicamente ao longo de toda a formação universitária. Faço esta análise em um panorama geral, considerando a necessária qualificação do debate público a respeito de temas que exigem cooperação em muitos níveis, como o combate a uma pandemia ou o enfrentamento do aquecimento global. Tais assuntos escancaram a necessidade de o público compreender as orientações científicas, o que requer um mínimo de literacia científica. Argumento que este livro chegou em muito boa hora, pois há indícios, que talvez possam ser mais uma consequência da pandemia da Covid-19, de aumento de interesse no tema. A discussão, que parece ter se intensificado nas redes sociais, sobre psicologia baseada em evidências (PBE) culminou na realização de um primeiro encontro brasileiro, em maio de 2022.

Por: Ronaldo Pilati Doutor em Psicologia e professor de Psicologia Social da Universidade de Brasília (UnB)

Divulgação científica e literacia psicológica: definições e aplicações - 13 Lisiane Bizarro, Mailton Vasconcelos e Maria Adélia Minghelli Pieta
Pensamento crítico, ciência e pseudociência na psicologia - 28 Gustavo Gauer e Martina Hummes Bitencourt
Comunicando incerteza e complexidade - 48 Maria Adélia Minghelli Pieta e Mailton Vasconcelos
Tradução do conhecimento (knowledge translation) e pesquisa em psicologia - 68 Ângelo Brandelli Costa, Davi Mamblona Marques Romão e Laura dos Santos Boeira
A validade de impacto na avaliação da qualidade da produção científica em psicologia: reflexões e recomendações - 86 Fabio Scorsolini-Comin e Jean Von Hohendorff
Literacia psicológica e o ensino de psicologia - 103 Lisiane Bizarro e Maria Adélia Minghelli Pieta
Advocacy: advogar pela psicologia na esfera pública - 114 Alessandra Diehl e Rogério Adriano Bosso
Psicoeducação como estratégia para a literacia psicológica - 127 Fernanda Machado Lopes, Joana Bender Remus, Weridiane Lehmkuhl da Luz e Natália Martins Dias
Onde está a evidência e como comunicá-la - 146 Mailton Vasconcelos e Maria Adélia Minghelli Pieta
Divulgação da ciência psicológica em mídias digitais - 169 André Rabelo
Divulgação da ciência psicológica na mídia impressa - 181 José Aparecido da Silva e Rosemary Conceição dos Santos
A psicoterapia no cinema - 201 Karina Batista, Elie Cheniaux e J. Landeira-Fernandez
Divulgação da ciência psicológica voltada à saúde mental na academia - 221 Denise Balem Yates, Freya Bizarro da Costa, Sophia Beylouni Santos Martínez e Flávia Wagner
Divulgação da ciência psicológica voltada ao contexto corporativo - 238 Ana Carolina Peuker e Sibele Faller
Divulgação da ciência e educação para o trânsito - 263 Alessandra Sant’Anna Bianchi
Psicologia para crianças do LaPICC-USP: um relato da experiência de literacia psicológica para crianças - 281 Carmem Beatriz Neufeld, Isabela Lamante Scotton, Alessandra Luzia de Rezende e Luiza Vito
Breve história da divulgação da ciência na psicologia brasileira - 304 José Aparecido da Silva e Rosemary Conceição dos Santos
Divulgação científica da psicologia: literacia científica, inovação e sustentabilidade - 329 Lisiane Bizarro e Alcyr Oliveira

Organizadores:

Lisiane Bizarro

Graduada e mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), douto[1]ra em Psicologia pelo Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience (IoPPN) do King’s College London e pós-doutora em Farmacologia Comportamental pela mesma instituição. Pesquisadora do CNPq e professora titular do Instituto de Psicologia, Serviço Social e Comunicação Humana da UFRGS, onde ministra as disciplinas de Divulgação da Ciência e Processos Psicológicos Básicos, bem como o curso MOOC Termine Sua Tese. Orienta projetos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi professora visitante na McGill University e é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

Mailton Vasconcelos

Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em Psicologia pela mesma instituição, e bolsista de pós-doutorado no Instituto de Psicologia e na Fa[1]culdade de Medicina da UFRGS. Ex-professor de Psicologia da Universidade La Salle (Unilasalle) e ex-professor substituto de Farmacologia na Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Atuou como pesquisador visitante e pós-doutor na Fakultät für Biologie und Biotechnologie da Ruhr-Universität Bochum.

Maria Adélia Minghelli Pieta

Graduada, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience (IoPPN) do King’s College London. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Graduação (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS.

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